Que tal essa dica hoje?

Que tal essa
dica hoje

Empadão de Frango

INGREDIENTES PARA O RECHEIO

1 kg de peito de frango desfiado
1 cebola grande cortada em cubinhos
2 colheres de sopa de óleo
3 dentes de alho triturados
2 colheres de sopa de Tempero para Frango Dona Nena
1/2 colher de café de Pimenta do Reino Dona Nena
1/2 xícara de chá de azeitonas verdes picadas
1 lata de milho escorrido
1 xícara de chá de molho de tomate (pode ser extrato de tomate, neste caso utilize uma colher de sopa bem cheia)
1 xícara de água
1 copo de requeijão cremoso
sal a gosto

MODO DE PREPARO

Em uma panela aqueça o óleo, junte a cebola e refogue, acrescente o alho e mexa, em seguida adicione o frango desfiado, o Tempero para Frango e a Pimenta do Reino Dona Nena. Acrescente o molho de tomate, as azeitonas, o milho e a água, mexa bem e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos até que apure o sabor. Acerte o sal se necessário e desligue o fogo, acrescente o requeijão cremoso e reserve. O recheio precisa estar em temperatura ambiente no momento que for utilizar na massa.

INGREDIENTES PARA MASSA BRISSÉ SALGADA

500g de farinha de trigo peneirada
250g de manteiga gelada
1 ovo e uma gema ligeiramente batidos
1 colher de café de açúcar
4 a 12 colheres de sopa de água (essa quantidade varia de acordo com sua farinha de trigo, algumas contém mais umidade e necessitam de menos líquido)
sal a gosto
1 gema batida para finalização

MODO DE PREPARO

Corte a manteiga em cubos pequenos. Misture a farinha com o sal e o açúcar. Junte a manteiga a farinha e com as pontas dos dedos vá incorporando formando uma farofa úmida. Junte os ovos, aos poucos, e trabalhe a massa até obter uma massa lisa. NÃO sove, o ato de sovar a massa faz com que o glúten do trigo seja ativado e deixe a massa elástica, o que não é o desejado para esta receita. O intuito é que a manteiga fique em minúsculos pedacinhos e quando entrar no forno derreta e incorpore totalmente ao trigo, resultando em uma massa amanteigada e que dissolve na boca a cada mordida. Junte um pouco de água apenas se sentir que sua massa está muito seca. Isso pode variar de acordo com o tamanho dos seus ovos e a umidade da farinha como mencionado acima. Embrulhe em plástico filme e leve a geladeira por cerca de 30 minutos.

Após o descanso da massa, divida em duas partes, abra com um rolo não muito fina. Cubra o fundo de um refratário com uma parte e faça furos com um garfo para que não forme bolhas. Acrescente o recheio e cubra com o restante da massa. Pincele com uma gema batida e leve em forno pré aquecido a 200º por cerca de 30 minutos ou até que esteja bem dourada.

Compartilhe essa receita, marque #donanena e nos conte o como ficou.

empadao-frango

Compartilhe!

Como podemos ajudar?